domingo, 15 de julho de 2012

Coisas que aprendi

Engraçado como as férias voam né? Só tenho 2 semanas de recesso e uma delas já se foi, a partir do dia 23 começo a trabalhar o dia todo. Estou com medo. Não consigo entender como tem gente que pensa que professor de educação infantil é trabalho mole, é tanta responsabilidade!!!!!As crianças são tão pequenininhas ai me dá até um frio na barriga em lembrar!!! Na idade da educação infantil existem muitas habilidades a serem desenvolvidas que ficaram para o resto da vida e isso aumenta ainda mais a responsabilidade, quem pensa que é só o brincar por brincar está muito enganado, o compromisso e responsabilidade do professor é muito grande e além de desenvolver habilidades ele ainda tem o dever de prezar pela segurança e cuidado do aluno, é algo bem complexo.
Tenho percebido na escola como as crianças são diferentes longe dos pais, chegam de manhã todas tímidas encorujadinhas meio chorosas ainda, mas logo que os portões se fecham e os pais não estão mais ao alcance dos olhinhos deles, se transformam. As crianças ficam independentes ágeis nem parecem as mesmas, ter essa visão está me ajudando a entender melhor a Sofhia. Consigo perceber que eu estou errando e subestimando muito minha filha, ela está estudando na mesma escola que trabalho e durante o dia passa por mim várias vezes pelo pátio, refeitório, quadra etc..e percebo outra criança. Percebi também que quando ela me vê muda então minha estratégia é fingir que não estou percebendo o que ela está fazendo, no começo ela ficava me olhando e em casa me perguntava se a vi em determinado momento e eu sempre dizia que não, assim ela se sentiu mais livre e menos vigiada, passou a ser ela realmente e já vejo grandes mudanças nela aqui em casa. Seria muito bom se todos os pais pudessem ter essa visão, os filhos iriam realmente crescer livremente sem a sensação de não poder fazer determinada coisa. Este aprendizado vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário